sexta-feira, 10 de julho de 2009

Água


Mais do que comemorar o Dia Mundial da Água, o 22 de março é um dia para reflexão. É o que fazem, nesta semana, representantes de mais de 180 países, reunidos em Istambul, na Turquia, no 5º Fórum Mundial da Água.
E o que fazem em Sorocaba diversas entidades, que estão promovendo diversos eventos, todos muito importantes, sem dúvida, mas dos quais quero destacar o ato em defesa do Rio Pirajibu, no Éden que se realizou, na Avenida Independência, na ponte que passa sobre esse rio.
Cada vez mais é consenso entre os especialistas que a água será o grande problema do futuro da humanidade, motivando até guerras, caso não seja preservada desde já.
E não basta nos preocuparmos apenas com os grandes mananciais, como um Amazonas ou um São Francisco. É preciso evitar o desperdício de água no âmbito doméstico, por que é de gota em gota que se seca o futuro das novas gerações.
Mas o que vale para cada um de nós no seio da família vale também para os dirigentes políticos na gestão da coisa pública. Por isso, o nosso município vem-se empenhando na concretização de um grande projeto — a completa despoluição do Rio Sorocaba, um manancial que, com 272 quilômetros de extensão, é um dos mais importantes do Estado. Já foram construídas duas estações de tratamento de esgoto e, com as obras de implantação do coletor-tronco do córrego Pirajibu, completa-se a despoluição dos córregos do município, que integram o projeto de despoluição do Rio Sorocaba. Nesse projeto o prefeito Vitor Lippi tem se empenhado com afinco visando a concluí-lo ainda neste ano.
Aqui no Legislativo tenho, também, travado intensas lutas pela preservação do Pirajibu, contra a extração indiscriminada de água potável para fins comerciais. Isso tem esgotado ou deteriorado esse recurso natural a ponto de comprometer o abastecimento à população que depende de poços artesianos para prover o seu próprio consumo.
É nesse contexto que se insere “Ato de Reconhecimento Público ao Rio Pirajibu e ao Aquífero Tubarão”, que vem sendo coordenado pelo presidente da AA 25, Cláudio Robles e pelo presidente da Associação dos Empreendedores do Éden (AEBER), José Bernardo da Silva.Engajar-se nessa e em outras ações que ocorrem em nossa cidade é um ato de cidadania, de compromisso não exclusivamente com nossa cidade, pois, como diz o provérbio, se queremos ser universais devemos primeiro cuidar de nossa aldeia, e assim estaremos cuidando de nossa habitação comum, a Terra.

Nenhum comentário: