quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comissão de vereadores visita aterro sanitário de Paulínia

Criada por iniciativa do vereador João Donizeti (PSDB), a comissão busca soluções para o problema do lixo em Sorocaba.

Uma comissão de vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba visitou, nesta sexta-feira, 28, o aterro sanitário de Paulínia, considerado modelo em gestão de resíduos. A visita faz parte dos trabalhos da comissão criada especialmente para cuidar da implantação do aterro sanitário em Sorocaba, mediante a realização de estudos e o acompanhamento das iniciativas do poder público a respeito da questão.


Os vereadores João Donizeti (PSDB), Luis Santos (PMN), Anselmo Neto (PP) e Izídio de Brito (PT) percorreram todas as dependências do aterro sanitário, conhecendo, em detalhes, o processo de tratamento do lixo. O vereador Geraldo Reis, também integrante da comissão, se fez representar por sua assessoria. Fundado em 1999, o aterro sanitário de Paulínia é um empreendimento privado da empresa Estre Ambiental, que também planeja a instalação de um aterro em Sorocaba, na região de Brigadeiro Tobias.

Segundo o diretor superintendente da empresa, Dirceu Pierro Júnior, o aterro atende 22 municípios paulistas, 12 dos quais integrantes da região metropolitana de Campinas, e tem capacidade para processar 6,5 milhões de resíduos. Esta capacidade está sendo dobrada e uma das metas da empresa é gerar energia a partir dos resíduos. A Estra também cultiva mudas para reflorestamento e, só no ano passado, foram cultivadas 41 mil mudas.



O aterro ocupa uma área de 705 mil metros quadrados e é composto pelo aterro em si, uma usina de triagem de materiais recicláveis e uma unidade de biorremediação (processo que se utiliza de seres vivos, geralmente microorganismos, para recuperar matéria contaminada, através da degradação de seus componentes tóxicos). A visita dos vereadores é a primeira de uma série de visitas e pesquisas que a Comissão do Aterro Sanitário pretende empreender.

Nenhum comentário: