quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Águas subterrâneas de Sorocaba serão objeto de estudos técnicos

Atendendo a solicitação do vereador João Donizeti (PSDB), o Daee já solicitou recursos para a realização do trabalho.

A Secretaria de Saneamento e Energia do Estado, por intermédio do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), vai realizar estudos sobre os recursos hídricos subterrâneos do município de Sorocaba. Foi o que garantiu o diretor da Bacia do Médio Tietê, Luiz Roberto Moretti, em ofício encaminhado ao vereador João Donizeti (PSDB), autor de requerimento aprovado no plenário da Câmara Municipal, solicitando os referidos estudos.

O principal objetivo dos estudos é avaliar a disponibilidade hídrica subterrânea nas bacias do Rio Pirajibu-Mirim e dos córregos Aparecidinha e Águas do Ferraz. O projeto foi aprovado em reunião plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê, realizada em 28 de agosto último, e os recursos necessários para a contratação da empresa que irá realizar os estudos já foram requeridos ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

“Essa é uma boa notícia para Sorocaba, principalmente para as regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias, as mais afetadas nessa questão das águas subterrâneas”, avalia João Donizeti. “Sem estudos técnicos especializados não é possível saber a real situação de nossas águas subterrâneas e tomar as devidas medidas para sua proteção. Por isso, é fundamental a realização desse trabalho”, acrescenta.

O vereador João Donizeti é presidente da Comissão Águas de Sorocaba, instituída pela Câmara Municipal, com a participação de ambientalistas, técnicos e outros representantes da sociedade. A referida comissão iniciou seus trabalhos técnicos com a palestra do geólogo Geraldo Hideo Oda, mestre em hidrogeologia pela USP, realizada em 8 de junho deste ano.

Nenhum comentário: