terça-feira, 30 de junho de 2009

Vereadores visitam santuário de primatas em Sorocaba


Vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba visitaram, na manhã desta quinta-feira, um santuário do Projeto dos Grandes Primatas, localizado na região do Éden. Criado e mantido pelo microbiólogo Pedro Ynterian, o santuário de primatas integra o Great Ape Project (Projeto dos Grandes Primatas), um movimento internacional criado em 1994, com o objetivo de garantir a vida a e liberdade de chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos, os parentes mais próximos do homem no mundo animal, com 99,4% de seu código genético idêntico ao do homem.

Localizado numa área verde da região do Éden, o santuário de primatas é o maior dos quatro santuários do gênero existentes no Brasil. Ele conta com 23 alqueires e recebe animais vítimas de maus-tratos em circos e zoológicos, além de apreendidos pela polícia com traficantes de animais. Uma sensação do santuário é o bebê Sofia, que foi abandonado pela mãe e tem de ser criada como um bebê humano.

O fundador do santuário de primatas de Sorocaba e presidente internacional do Projeto Gap, o microbiólogo Pedro Ynterian, explica que o Projeto Gap tem o objetivo de mudar a mentalidade das pessoas em relação aos primatas. A meta é libertar todos eles do cativeiro do circo e mesmo dos zoológicos, onde também vivem situações de intenso estresse.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu gastaria de saber como faço para entrar em contato com o Santuário.Pois não consigo achar tel, e-mail ou site para entrar em contato com eles, se puder ajudar ficarei grato!