sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Comissão de Ciência e Tecnologia discute com Executivo e técnicos criação de empresa

Izídio de Brito (PT) e João Donizeti (PSDB), juntamente com Paulo Mendes (PSDB), líder do governo, participaram da reunião com o prefeito Vitor Lippi


O projeto de criação de uma empresa pública voltada para o desenvolvimento regional, que tramita no Legislativo, foi pauta de reunião entre a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal e o Executivo, realizada na tarde desta sexta-feira, 10, no Paço Municipal. Os vereadores Izídio de Brito (PT), presidente da comissão, e João Donizeti Silvestre (PSDB), membro da mesma, estiveram presentes, juntamente com o vereador Paulo Mendes (PSDB), líder do governo na Casa.

O projeto de lei que cria a Nuplan (Núcleo de Planejamento Regional) chegou a entrar na pauta das sessões extraordinárias de final de ano, mas recebeu emenda, que não teve parecer, e foi retirado de pauta. O objetivo da reunião, segundo o prefeito Vitor Lippi, que abriu o encontro, foi apresentar aos vereadores da Comissão de Ciência e Tecnologia detalhes mais aprofundados do projeto de lei de criação da empresa, que deve voltar à Câmara em forma de substitutivo.

O advogado Wladimir Antônio Ribeiro, professor licenciado de Direito Administrativo da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), que coordenou a criação do núcleo, explicou que a Nuplan tem objetivos de médio e longo prazo e que sua meta é possibilitar o crescimento de Sorocaba e região de forma integrada e planejada, sem perder a qualidade de vida. Ribeiro explicou que a decisão de se criar uma empresa e não uma autarquia, ou mesmo instituir um consórcio regional, se deve ao fato de que o conceito de região metropolitana, previsto na Constituição, ainda se encontra muito indefinido.

O vereador Izídio de Brito, que tem suas raízes no Sindicato dos Metalúrgicos, lembrou que, no sindicato, já é antiga a defesa do desenvolvimento regional planejado. Segundo ele, o sindicato procurou criar um pólo de desenvolvimento e promoveu encontros regionais de saúde. O vereador também lembrou a importância dos arranjos produtivos locais, com o objetivo de impulsionar as cadeias produtivas. Também o vereador João Donizeti enfatizou a importância de pensar o desenvolvimento regional de forma integrada com os demais municípios.

Participaram da reunião os secretários Valmir Almenara (Planejamento e Gestão), Mário Tanigawa (Desenvolvimento Econômico) e Luiz Ângelo Quilici (Negócios Jurídicos). O Núcleo de Planejamento Regional envolveu em sua criação cerca de 30 entidades, das quais 17 participam de modo permanente, entre elas todas as universidades e faculdades de Sorocaba, além de sindicatos e associações.

Nenhum comentário: