terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sorocaba inicia campanha para redução de sacolas plásticas

O vereador João Donizeti (PSDB), autor de lei que regulamenta a questão, participou do lançamento da campanha
Com a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” e o apoio do Legislativo sorocabano, a Associação Paulista dos Supermercados (APAS), realizou, na manhã desta terça-feira (29), o lançamento do projeto que pretende conscientizar a sociedade quanto aos impactos sociais e ambientais do consumo exagerado de sacolas plásticas. O evento ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal e contou com a presença do vereador João Donizeti (PSDB), autor de várias leis de proteção ao meio ambiente.
A abertura do evento estava a cargo da secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, que enfatizou os impactos ambientais que as sacolas descartáveis causam na natureza. “Essas sacolas entopem bueiros, provocam enchentes, poluem rios e causam a morte por asfixia de inúmeras espécies de animais. Chegou a hora de repensarmos este hábito de consumo” afirmou.
O vice-prefeito José Ailton Ribeiro ressaltou a importância da campanha e fez uma analogia que o risco que as sacolas plásticas representam para as crianças e os danos que causam ao meio ambiente. “Assim como é obrigação dos pais deixarem as sacolas plásticas fora do alcance das crianças para elas não corram o risco de se asfixiarem, também é nossa obrigação não deixarmos que as sacolas asfixiem o planeta”, comparou.
O diretor regional da Associação Paulista de Supermercados, Joel Siqueira, observou que Sorocaba, hoje, consome cerca de 129 toneladas de sacolas plásticas por mês, totalizando 1.550 toneladas ao ano. “Precisamos mudar essa realidade”, conclamou. Já o vereador João Donizeti (PSDB) parabenizou a APAS pela campanha e argumentou que é preciso uma mudança de paradigma: “Precisamos mudar o conceito de que o homem é o centro do universo e entendermos que somos parte de um conjunto de vidas que habitam um planeta. Mas, para isso, é preciso repensarmos nossos hábitos”.
O vereador é autor da Lei 9.265, que proíbe o uso de sacolas plásticas e obriga os hipermercados a oferecerem aos clientes sacolas retornáveis ou embalagens ambientalmente corretas. João Donizeti adiantou que fará algumas adaptações na lei, para torná-la mais adequada. O lançamento da campanha – que também contou com a presença do vereador Vitor do Super José (PRP) – foi encerrado com as explicações do membro da APAS, Carlos Trinca, que trabalha nas campanhas realizadas em outros municípios do interior de São Paulo.




Nenhum comentário: