quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vereador defende criação de parque ecológico como compensação ambiental

O vereador João Donizeti (PSDB) quer que o “pulmão verde” da Rua J. J. Lacerda seja transformado em parque ecológico como compensação ambiental
O vereador João Donizeti (PSDB), mediante requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicita ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) que estude a possibilidade de transformar em parque ecológico o “pulmão verde” da Rua José Joaquim Lacerda, como medida de compensação ambiental do Programa Sorocaba Total. A área tem 51 mil metros quadrados e sua transformação em parque ecológico é uma luta da comunidade, especialmente de pais e alunos da Escola Municipal Professor Flávio de Souza Nogueira.

Engajado na luta pela criação do parque ecológico, João Donizeti, entre outras propostas e ações, é autor de projeto de lei que pretende declarar a área verde como Área de Especial Interesse Social. Caso seja aprovado, o projeto vai impedir que sejam feitas construções na área. Com quatro nascentes, um bosque denso e uma rica biodiversidade vegetal, a área verde já foi objeto de pesquisa em educação científica por parte de alunos e professores da Escola Flávio de Souza Nogueira.

Segundo João Donizeti, o parque ecológico, caso seja criado, vai beneficiar moradores de diversos bairros do município, como Vila Sônia, Jardim São Fernando, Vila do Netinho, Jardim Sorocabano, Vila Nova, Jardim Alvorada e Vila Diego. “Esse novo parque ecológico teria um impacto extremamente positivo em termos de consciência ecológica e educação ambiental em nossa cidade”, enfatiza o vereador.

João Donizeti observa que a Secretaria de Meio Ambiente já se mostrou favorável à transformação da área em parque ecológico. “A secretária Jussara Lima se comprometeu a realizar estudos nesse sentido”, lembra o vereador, salientando que a proposta de criação do um parque ecológico tem o respaldo de um abaixo-assinado dos moradores com mais de 3.500 assinaturas.

Nenhum comentário: