terça-feira, 30 de março de 2010

Vereador considera “justiça social” a suspensão do leilão do Iporanga II

Atuando há 20 anos junto à comunidade do Iporanga II, João Donizeti (PSDB) afirma que mobilização popular foi fundamental para suspender leilão
O leilão da área do Jardim Iporanga II foi suspenso, por decisão da Justiça, na tarde de segunda-feira (29). O vereador João Donizeti, que atua há mais de 20 anos junto à comunidade do Iporanga II, mobilizou as famílias do bairro para suspender o leilão, juntamente com a advogada Emanuela Barros, que representa a comunidade, e o líder comunitário Francisco Valério, mais conhecido como Gilson. “O João engajou-se na nossa luta e não deixou as mais de 2 mil pessoas moradoras do bairro desamparadas. O trabalho dele foi fundamental”, reconhece o líder comunitário Francisco Valério.
O problema se agravou após a publicação de um edital do Poder Judiciário de São Paulo, em 22 de janeiro deste ano. O edital previa a realização de um leilão de grande parte do bairro Iporanga II, marcado para a próxima quarta-feira (31), véspera do feriado prolongado da Semana Santa. “Cerca de 330 famílias ficaram desesperadas com a possibilidade de perderem seus lares”, lembra João Donizeti, que ficou sensibilizado com a situação.
João Donizeti é autor de emenda (aprovada) ao Plano Plurianual em vigor que prevê a regularização fundiária do Iporanga II. Após diversas tentativas via Judiciário e Legislativo para resolver o problema, João Donizeti, juntamente com vereador Izídio de Brito, solicitou a intervenção da Prefeitura Municipal no processo, pedindo que o município, por meio de sua Secretaria de Negócios Jurídicos, entrasse com recurso solicitando a suspensão do leilão.
Sensibilizado com a situação dos moradores, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) ordenou que a Secretaria de Negócios Jurídicos entrasse com um pedido de suspensão da liminar da praça do leilão. Na tarde de segunda-feira (29), o juiz da 4ª Vara Cível da Comarca de Sorocaba, José Carlos Metroviche, deferiu o pedido em favor da Prefeitura Municipal, suspendendo o leilão que iria ocorrer na quarta-feira (31). “Essa é grande uma vitória da comunidade do Iporanga II”, comemora o vereador João Donizeti, acrescentando que a decisão foi um ato de “justiça social”.

Nenhum comentário: