terça-feira, 30 de junho de 2009

Vereadores visitam santuário de primatas em Sorocaba


Vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba visitaram, na manhã desta quinta-feira, um santuário do Projeto dos Grandes Primatas, localizado na região do Éden. Criado e mantido pelo microbiólogo Pedro Ynterian, o santuário de primatas integra o Great Ape Project (Projeto dos Grandes Primatas), um movimento internacional criado em 1994, com o objetivo de garantir a vida a e liberdade de chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos, os parentes mais próximos do homem no mundo animal, com 99,4% de seu código genético idêntico ao do homem.

Localizado numa área verde da região do Éden, o santuário de primatas é o maior dos quatro santuários do gênero existentes no Brasil. Ele conta com 23 alqueires e recebe animais vítimas de maus-tratos em circos e zoológicos, além de apreendidos pela polícia com traficantes de animais. Uma sensação do santuário é o bebê Sofia, que foi abandonado pela mãe e tem de ser criada como um bebê humano.

O fundador do santuário de primatas de Sorocaba e presidente internacional do Projeto Gap, o microbiólogo Pedro Ynterian, explica que o Projeto Gap tem o objetivo de mudar a mentalidade das pessoas em relação aos primatas. A meta é libertar todos eles do cativeiro do circo e mesmo dos zoológicos, onde também vivem situações de intenso estresse.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Prefeito determina estudos para criação do parque


O prefeito Vitor Lippi (PSDB) recebeu professores e alunos da Escola Municipal Flávio de Souza Nogueira, que estiveram no Paço Municipal, na sexta-feira, 19, acompanhados pelo vereador João Donizeti (PSDB), quando reivindicaram a transformação em parque ecológico da mata existente na Rua José Joaquim de Lacerda, nas proximidades da referida escola. Eles entregaram ao prefeito abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas, solicitando a criação do parque.
Sensibilizado com a reivindicação da comunidade, o prefeito adiantou que vai determinar a realização dos estudos técnicos necessários para a criação do parque, começando pela medição de toda a área. Como parte da medida, Vitor Lippi garantiu que já determinou à Secretaria de Habitação e Urbanismo que, a partir de agora, não mais autorize nenhuma construção no local.
O militante ecológico Francisco Moreira, conhecido como Chico do Rio, entregou ao prefeito Vitor Lippi um cartaz-manifesto com os dizeres “Salve nosso pulmão verde”, em que coletou a assinatura de todos os vereadores da Câmara Municipal.

Sob orientação de professores, os alunos da Escola Flávio de Souza Nogueira apresentaram trabalhos audiovisuais sobre a referida mata, destacando sua rica biodiversidade. Também marcaram presença no encontro a secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cístia; o secretário de Comunicação, Valter Calis, e a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Esporte Clube Cajuru na Semi-Final da Taça Cidade

Domingo, 21 de junho, o Esporte Clube Cajuru jogou a primeira partida pela disputa de uma vaga na Final da Taça Cidade de Sorocaba, o vulgo campeonato Varzeano da cidade.
O jogo foi bastante equilibrado, no primeiro tempo o Cajuru acertou a trave e quase abriu o placar, no final o Nova Esperança ganhou a primeira partida por 1 x 0. Agora o Esporte Clube Cajuru precisa de uma vitória na próxima partida.

João Donizeti apoia e acompanha os jogos do Esporte Clube Cajuru.

Esporte Clube Cajuru do Sul no ataque.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

COMISSÃO ÁGUAS DE SOROCABA



"Os trabalhos da Comissão da Água da Câmara Municipal de Sorocaba entram em nova fase. Estreitamos os laços com a comunidade científica e essa parceria vai permitir a elaboração de um diagnóstico preciso dos recursos hídricos do município.” Quem faz essa avaliação é o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), presidente da Comissão da Água, ao apresentar um balanço da palestra que o geólogo Geraldo Hideo Oda, mestre em hidrogeologia pela USP e técnico do Instituto Geológico do Estado, proferiu na Casa, na segunda-feira, 8.

Palestrante Geraldo Hideo Oda


A palestra sobre as águas subterrâneas de Sorocaba contou com a participação dos vereadores Anselmo Neto (PP), Luís Santos (PMN), Geraldo Reis (PV) e Rozendo de Oliveira (PV). Também estiveram presentes Jussara de Lima Carvalho (secretária do Meio Ambiente), Geraldo Caiuby, diretor da SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Vinicius Rosa Rodrigues, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), entre outros técnicos de universidades e órgãos ligados ao meio ambiente, além de representantes da comunidade, como o empresário José Bernardo da Silva, presidente da Aeber (Associação dos Empreendedores do Bairro do Éden) e Cláudio Robles, da Associação Amigos do Bairro do 25.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Parque Ecológico


A preservação do meio ambiente é uma causa que está acima das ideologias. Prova disso é a luta de professores e alunos da Escola Municipal Prof. Flávio de Souza Nogueira, que querem transformar em parque ecológico uma mata situada à rua José Joaquim de Lacerda. O ideal da escola já se transformou numa causa dos bairros vizinhos e, ao levarmos essa luta para a Câmara Municipal, estamos tentando fazer com que ela se torne uma bandeira de todo o município, porque Sorocaba só tem a ganhar com a criação desse parque ecológico.
A referida mata possui mananciais, quatro nascentes, um bosque denso e rica biodiversidade animal e vegetal, totalizando 51 mil metros quadrados de pulmão verde na selva de pedra em que Sorocaba vai-se tornando, como costuma ocorrer com todas as cidades em franco desenvolvimento. Podemos evitar isso, preservando as áreas verdes do nosso município.
O parque ecológico será uma importante ferramenta de preservação, uma vez que já nasce associado a atividades educativas desenvolvidas pela Escola Flávio de Souza Nogueira, contribuindo para que as crianças, jovens e adolescentes aprendam a prevenir os males causados à natureza para não ter que remediá-los, como fazemos hoje. Há disposição da Prefeitura em criar o parque ecológico. Esperamos que isso se concretize, pois, dessa forma, estará sendo feita a vontade de parcela expressiva da população, que já se conscientizou sobre a importância vital da preservação do meio ambiente.

Comunidade e vereador cobram obras viárias do DER

Várias melhorias na Avenida Independência, incluindo a recuperação de seu leito carroçável, além de outras importantes obras viárias na região do Éden, estiveram na pauta de reivindicações que o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) apresentou ao diretor da regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Alfredo Moreira de Souza Neto. O vereador esteve acompanhado do vice-prefeito José Ailton Ribeiro, do presidente da Associação dos Empreendedores do Bairro do Éden, empresário José Bernardo da Silva, e do assessor do deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), Luiz Gustavo Dias, além de representantes de empresas da região.

O encontro aconteceu no dia 5 de junho último, na sede da regional do DER, em Itapetininga e, entre as obras que foram reivindicadas ao diretor do órgão, está a implantação de um novo retorno na Avenida Independência, nas proximidades do Corpo de Bombeiros do Éden. “Mais de 6 mil funcionários de empresas localizadas na região, além de caminhões e ônibus, são obrigados a usar o retorno do centro do Éden, provocando congestionamento”, explica João Donizeti. Também foi reivindicada a implantação de travessia elevada nas imediações da empresa Metso.
O vice-prefeito José Ailton Ribeiro solicitou a municipalização de um trecho da Avenida São Paulo (pedaço da SP-270) e a Associação dos Empreendedores do Bairro do Éden solicitou a interdição de um trecho da Avenida Independência para a abertura da Semana da Pátria. “Também discutimos com o diretor do DER o calendário de duplicação da Avenida Paraná, que é um pedaço da SP-79. Segundo a previsão, esse trecho será duplicado pelo governo do Estado em 2010” , observa João Donizeti, ressaltando que o encontro foi muito produtivo.
Vereador João Donizeti pede
ampliação da escola Professor
“José Quevedo”, no Cajuru


O vereador João Donizeti Silvestre, a direção da escola Professor José Quevedo, representantes do grêmio estudantil, da comunidade e da Prefeitura estiveram em reunião com a dirigente regional de ensino, Maria Vicentina Godinho, reinvidicando a ampliação dessa escola. E também apontou a existência de duas áreas disponíveis naquela região, das quais uma poderia ser utilizado pelo Estado para a construção da nova escola, que já consta do Programa de Priorização de Obras do Estado para 2009. Nesse encontro também foi entregue à dirigente um abaixo-assinado de moradores de toda aquela comunidade, no qual estão contidos esses dois pedidos.


Congratulação


Nesse encontro com a Dirigente Regional, o vereador João Donizeti entregou à diretora da Escola Estadual Professor José Quevedo, professora Rosângela Ap. Orzari Raszl, um diploma de congratulação pela classificação da escola em nono lugar entre as escolas públicas de Sorocaba no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cujo resultado fora divulgado em Abril.




Minha História Política

Passeata rumo ao primeiro mandato em 1992, na região leste de Sorocaba.



João Donizeti percorre ruas da cidade.


A População apoia suas propostas


Avenida Paraná - Bairro Cajuru






No dia 03 de outubro de 1992 o lider comunitário da Bairro Cajuru se torna vereador com 1293 votos, ocupando a 11º cadeira no Legislativo Municipal.