sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Câmara será sede do Fórum Regional dos Direitos dos Animais

Por iniciativa do vereador João Donizeti (PSDB), a Câmara Municipal de Sorocaba irá sediar neste sábado, 27, a partir das 14 horas, o Fórum Regional sobre os Direitos dos Animais, que terá como tema “Experimentação Animal: Antivivissecção e Métodos Substitutivos”. Os trabalhos serão coordenados pela Comissão de Justiça e Direito dos Animais formada pelas ONGs Acesa, Coesão Poética, Instituto Cahon, AACSP e membros da sociedade.


O Fórum contará com a participação da primeiro-tenente Tatiana Cristina Silva Rocha, da Policia Militar, que fará a palestra “Legislação e Direitos dos Animais”, e com apresentação de dois painéis: “Objeção de Consciência à Experimentação Animal”, proferida pela advogada Vânia Rall, formada pela USP com especialização em Direito Constitucional pela Universidade Potiguar, do Rio Grande do Norte, e “Utilização de Animais como Metodologias de Ensino: Reflexões e Substituições”, explanada pela médica Odete Miranda, com especialização em clínica médica e cardiologia e professora de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do ABC. Os interessados em participar poderão fazer gratuitamente a inscrição no local do evento.


“Academia ao Ar Livre” vira atração na região do Éden


O Jd. Novo Éden é o mais novo local a contar com uma “Academia ao Ar Livre”, reivindicação antiga do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB). Seis equipamentos de ginástica foram instalados durante as obras de revitalização da Praça “José Bernardo de Andrade”, entregues pelo prefeito de sorocaba no último dia 11. A cerimônia, que integra a programação do 357º aniversário de Sorocaba, contou com a presença de moradores de bairros da região de todas as idades, que aproveitaram para se exercitar nos aparelhos.
A “Academia” dispõe de equipamentos de caminhada dupla, cavalgada dupla, esqui duplo, pressão de pernas e um múltiplo, com seis funções. O prefeito Vitor Lippi (PSDB), vê a “Academia ao Ar Livre” como uma importante iniciativa para estimular a prática de atividades físicas. “Eles já estão fazendo um grande sucesso, com todo mundo querendo usar e ajudar a mandar embora o sedentarismo”, destacou.
Quem também gostou da novidade é a aposentada Rosa Maria Pereira Miranda, citando seu exemplo de vida. Em maio de 2010, ela apresentava altos índices de diabetes e pressão arterial. A partir de incentivos de funcionários da Unidade Básica de Saúde do Éden, passou a frequentar o Grupo de Caminhada do bairro e agora se sente bem melhor, com a saúde em dia e 23 Kg a menos. “Esta academia é uma maravilha, pois tudo que ajuda a pessoa a 'se mexer' é bem vinda”, acredita.
A revitalização da Praça “José Bernardo de Andrade” resultou ainda no plantio de 850 m² de gramado, a implantação de 1.400 m² de calçadas com rampas de acessibilidade, oito bancos, sistema de iluminação e a manutenção das árvores já existentes. Futuramente, o local terá um playground, semelhante ao de outros parques municipais. As obras foram desenvolvidas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), em um investimento de aproximadamente R$ 70 mil.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vereador solicita segundo Batalhão da PM


O assunto será discutido com a população durante Audiência Pública






O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) através de requerimento aprovado pelo Legislativo, solicita ao Governador Geraldo Alckimin (PSDB) que Sorocaba seja contemplada com mais um Batalhão da Polícia Militar. No documento, o vereador explica que foi procurado pelos Conselhos Comunitários de Segurança da Zona Industrial e do Centro, que pediram o apoio do parlamentar na redução dos índices de violência na cidade.



A proposta do 2º Batalhão faz parte das metas elaboradas pelo recém-formado Conseg- Conselho de Segurança da Zona Industrial, que estabeleceu como missão: “Fazer com que os interesses públicos relacionados à segurança sobressaiam aos particulares, por meio de soluções criativas e eficazes, baseadas na ética, qualidade e transparência”.



“Vários municípios do Estado, do mesmo porte de Sorocaba conseguiram ampliar o policiamento preventivo, como Ribeirão Preto, que tem uma população de 563 mil de habitantes e São José dos Campos - com 615 mil de habitantes, e possuem dois Batalhões da PM”, argumenta João Donizeti, que lembra ainda da cidade de Campinhas, com cerca de um milhão de moradores e três unidades do grupamento.



Há dois anos o vereador vem arquivando uma série de reportagens relacionadas à violência na Zona Industrial e na Cidade. Consciente da necessidade imediata de uma solução, Donizeti pediu autorização ao Executivo Municipal para que os Consegs da Zona Industrial e do Centro realizem coleta de assinaturas na Praça Coronel Fernando Prestes. A ação ocorrerá no próximo sábado,13, das 9h às 16h, com a intenção de buscar apoio da sociedade civil.




Audiência Pública




Outra mobilização está marcada para o dia 19 de outubro, às 19h00. O vereador convocou uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Sorocaba, para debater a necessidade do Município de receber um segundo Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o autor da proposta, este é “o momento ideal para que as autoridades do Estado se manifestem sobre a possibilidade de Sorocaba ser contemplada com o investimento na segurança”.