quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Soropositivos tem cirurgias interrompidas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba

O vereador João Donizeti (PSDB) questiona a Secretaria Estadual de Saúde sobre a interrupção na realização de cirurgias de preenchimento e de lipoaspiração em pacientes soropositivos

Na sessão da última quinta-feira (26), o vereador João Donizeti (PSDB) teve requerimento aprovado, no qual solicita informações do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, sobre as causas que levaram o Conjunto Hospitalar de Sorocaba a interromper a realização das cirurgias de preenchimento facial, glúteo e de lipoaspiração em pacientes soropositivos.

O vereador quer saber quando as cirurgias voltarão a ser realizadas. “Há mais de um ano, o Conjunto Hospitalar interrompeu a realização desse procedimento sem informar aos pacientes as causas dessa interrupção”, afirma João Donizeti.

Os portadores de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) necessitam de medicamentos anti-retrovirais, fazendo com que os pacientes sofram de um conjunto de disfunções chamado de lipodistrofia. Doença essa que causa grande acúmulo de gordura na região do abdome e em outras partes do corpo, que só podem ser removidas mediante processo cirúrgico.

“O objetivo nesse momento é exigir da Secretaria Estadual de Saúde que essas cirurgias voltem a ser feitas em nosso município o mais rápido possível” conclui o vereador.

Nenhum comentário: