terça-feira, 3 de novembro de 2009

Queima da palha de cana causa danos à saúde dos moradores no Éden

Moradores são vítimas de problemas respiratórios, e vereador João Donizeti (PSDB) pede cumprimento da lei

A queima da palha da cana-de-açúcar foi proibida em todo o município de Sorocaba por intermédio da Lei 8.193, de 18 de junho de 2007, de autoria do vereador João Donizeti (PSDB). Ela prevê multa de 500 reais para os infratores. “Mas a norma não está sendo cumprida na região do Éden”, afirma o vereador, acrescentando que foi procurado por moradores do bairro, que se queixam das doenças respiratórias provocados pela queima.

Diante do problema, João Donizeti apresentou requerimento, já aprovado pela Casa, solicitando ao Executivo a devida fiscalização para que a lei seja cumprida. “A combustão da cana-de-açúcar, além de ser altamente impactante para o meio ambiente, gera graves problemas respiratórios na população, sobretudo entre crianças e idosos”, enfatiza o vereador.

Segundo João Donizeti, tem aumentado consideravelmente o número de consultas e atendimentos médicos nos centros de saúde da região, devido à prática das queimadas, que é realizada geralmente no período noturno. O vereador é taxativo: “Esperamos que a Prefeitura, por meio do setor competente, faço com que a legislação municipal seja cumprida”.

Nenhum comentário: