sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fundador da Tecsis é homenageado pela Câmara Municipal

Para o vereador João Donizeti (PSDB), autor da homenagem, o empresário Bento Koike é exemplo para o mundo da criatividade científica dos brasileiros

O empresário Bento Masshiko Koike, fundador e controlador da Tecsis, a maior fabricante de pás customizadas para geradores de energia eólica do mundo, foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba com o título de Cidadão Sorocabano. A homenagem foi proposta pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e o título foi entregue em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (9), presidida pelo vereador Luis Santos (PMN).

“A Tecsis gera cerca de 4 mil empregos diretos em suas setes plantas industriais instaladas em Sorocaba e é um exemplo para o mundo de tecnologia verde e conhecimento gerado no Brasil, por brasileiros”, afirma João Donizeti. A empresa, ressalta o vereador, tem mais de 30 mil equipamentos operando no mundo. “A Tecsis construiu uma história espetacular de sucesso, com 100% de inovação, o que muito orgulha nosso município”, acrescenta.

Em 2007, a empresa fechou um contrato gigantesco com a General Electric, a multinacional de origem americana que lidera o mercado internacional de energia eólica. Pelo acordo, a Tecsis fornecerá pás para as turbinas de vento da GE durante cinco anos, ao preço aproximado de US$ 1 bilhão. “Mas o sucesso internacional de sua empresa não impede Bento Koike de se preocupar com as questões da comunidade local”, afiança João Donizeti.

Paranaense de Curitiba, onde nasceu em 8 de janeiro de 1955, Bento Koike demonstrou sua vocação científica desde criança, quando ganhava prêmios na escola com suas invenções. Em 1973, ingressou no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos. Fez cursos de pós-graduação no Canadá, na Alemanha e nos Estados Unidos. Em 1983, juntamente com outros sócios, criou a Composite, empresa que desenvolveu grande parte dos equipamentos do Programa Espacial Brasileiro. E, em 1995, mudou-se para Sorocaba, onde fundou a Tecsis.




4 comentários:

carlos alfani disse...

parabens Bento M. koike, é de homem como voce que o mundo precisa.

Unknown disse...

o loco esse cara batalho bastante parabéns

Unknown disse...

esse cara batalho bastante pra chegar onde chegou parabens

Unknown disse...

Bento koike é um exemplo de vida pra nós...parabéns koike