quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sacolas plásticas e consumo consciente


Nós, vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba, deixamos claro, mais uma vez, o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente. Como presidente da Comissão de Estudos do Lixo, considero um passo importante a aprovação do projeto de lei que prevê o uso de sacolas biodegradáveis, oxibiodegradáveis ou retornáveis em supermercados localizados no município.

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as sacolas biodegradáveis são as que apresentam uma degradação acelerada por luz e calor e são passíveis de destruição por microorganismo. Já as sacolas oxibiodegradáveis são aquelas que desintegram por oxidação num prazo de até 18 meses e seus resíduos finais, resultantes da biodegradação, não devem apresentar qualquer risco de dano para o meio ambiente.

O projeto aprovado, portanto, é um avanço, mas não basta. Desde 2007, venho me preocupando com o alto consumo de sacolas plásticas em nosso município, e estou cada vez mais convicto que é preciso educando as pessoas para o consumo consciente.

Um possível caminho é a ampliação da reciclagem de lixo no município. Hoje, as cinco cooperativas que atuam em Sorocaba reciclam apenas 2% do lixo produzido no município, sendo que é possível ampliar esse percentual para 10%. Com uma coleta seletiva estruturada, seria possível pensar, seriamente, em educação ambiental e consumo consciente. Essa é uma meta factível, que teria um impacto muito positivo não apenas na preservação ambiental, mas na própria consciência ecológica dos sorocabanos.

Nenhum comentário: