Aproximadamente 120 representantes da sociedade cível e dos poderes constituídos participaram na noite de terça-feira, 29, de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba sobre a questão do lixo no município. Os trabalhos foram coordenados pelo vereador João Donizeti (PSDB), presidente da Comissão de Estudos do Lixo, juntamente com o vereador Luis Santos (PMN), que preside a Comissão de Meio Ambiente, e o vereador Izídio de Brito (PT).
Vários assuntos foram discutidos, entre eles, o aumento expressivo do lixo tecnológico, as cooperativas de reciclagem que trabalham com a coleta seletiva e as formas alternativas de processamento do lixo. A audiência, na avaliação de João Donizeti, foi fundamental para nortear os próximos passos da Comissão de Estudos do Lixo. Segundo ele, a partir de agora, os trabalhos serão estruturados a partir de seis tópicos: serviço de coleta de lixo, lixo hospitalar, coleta seletiva, educação ambiental, aterro sanitário e lixo tecnológico.
João Donizeti abriu os trabalhos com uma ampla explanação sobre o lixo, enfocando a situação dos aterros sanitários. “O aterro de inertes recebe hoje 500m³/dia de entulhos e 50% desse total é reciclado. Já o aterro São João recebe, em média, 500 toneladas/dia, sendo 95% resultantes de resíduos domiciliares, 0,4% de lixo hospitalar e o restante industrial”, explicou.
Já o vereador Luis Santos (PMN) discorreu sobre os diversos impactos que o lixo hospitalar causa ao meio ambiente, enquanto o vereador Izídio de Brito (PT) falou sobre o seu projeto de lei que institui o Programa de Coleta Seletiva Solidária no município.
A audiência contou ainda com um número expressivo de alunos da Escola Municipal Flávio de Souza Nogueira. Para o vereador João Donizeti, a participação dos alunos foi muito importante e, segundo ele, significou uma verdadeira aula de cidadania, uma vez que eles se mostraram muito preocupados com a natureza.
Também estiveram presentes na audiência pública o vereador Rozendo de Oliveira (PV); o secretário de Saúde, Milton Palma; a secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho; o assessor do deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), Sebastião Gonçalves; e assessor do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), José Carlos Fernandes.
Também estiveram presentes na audiência pública o vereador Rozendo de Oliveira (PV); o secretário de Saúde, Milton Palma; a secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho; o assessor do deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), Sebastião Gonçalves; e assessor do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), José Carlos Fernandes.
3 comentários:
Ola vereador, primeiramente parabenizo pela condução deste tema, pois a nossa cidade necessita. Gostaria de deixar a disposição um projeto sobre o que pode ser feito com o lixo eletrônico em nossa cidade, mas falta apoio dos nossos governantes, sendo uma idéia simples, barata e fácil implementação.
Vamos usar a metodologia "Metareciclagem", ver detalhes em http://metasorocaba.ning.com, http://www.metasorocaba.blogspot.com, tais ações ocorrem sem apoio aqui em Sorocaba, englobando as ações do coletivo Metareciclagem no Brasil (http://metareciclagem.org e http://lixoeletronico.org
Acesse o site: http://www.slideshare.net/hudsonaugusto/metareciclagem e o site: http://www.slideshare.net/asustecnologia/metareciclagem-2009, onde explica um pouco a idéia
Bom dia, estou no aguardo do projeto de lei, enviar se possivel no e-mail hudsonaugusto@gmail.com
Postar um comentário